Índice
Página Anterior Mensagem do Presidente
Próxima Página Principais Indicadores
GRI 1.1 | 1.2

Mensagem do Presidente

Produzir, transmitir e comercializar energia elétrica com qualidade, de forma rentável e sustentável. Todos os dias, nosso compromisso com o desenvolvimento do país e com o crescimento das pessoas se traduz de forma clara em projetos e investimentos nas áreas de geração e transmissão de energia.

Hoje, a principal estratégia da Chesf está na busca da eficiência empresarial. No último ano, em decorrência da Lei nº 12.783/2013, a nossa receita teve uma queda brusca em relação ao período anterior. Isso levou a empresa a trabalhar mais no seu controle de despesas e colocar em prática, entre outras iniciativas, o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), realizado de forma cuidadosa para garantir a sustentabilidade da empresa e o bemestar de todos os 1354 colegas que optaram pelo desligamento.

Como toda grande empresa, enfrentamos muitos desafios. Com a certeza de que podemos superálos, trabalhamos focados na melhoria de nossos processos. As ações empreendidas para vencer as dificuldades existentes no cumprimento dos prazos de implantação das obras de linhas de transmissão associadas às Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG) exemplificam a máxima atenção dada pela diretoria da Chesf.

Mesmo com essas dificuldades e com os planos de adequação ao novo cenário do mercado de energia, a Chesf continua trabalhando de forma consistente para adequar seus custos operacionais e para retomar sua competitividade, eficiência e sustentabilidade. Podemos destacar o acréscimo de 1.266 MW em novos projetos de geração de energia elétrica – próprios e em parceria –, a formação de 34 novas Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e o grande investimento em fontes renováveis.

Além disso, nossos indicadores mostram uma melhoria sustentada da qualidade de atendimento em relação ao ano anterior e ao histórico dos últimos cinco anos. Esse resultado indica a efetividade de nossas ações nos processos de manutenção em equipamentos, linhas de transmissão e dispositivos de proteção, controle e supervisão.

Hoje, estamos preparados para enfrentar eventuais adversidades e prontos para muitas conquistas. Reafirmamos também o compromisso com a segurança e qualidade dos serviços, nunca deixando de lado nosso ativo mais precioso: as pessoas. Sem uma equipe qualificada, competente e comprometida, a Chesf não enfrentaria de forma tão eficiente as dificuldades de 2013. Prova da união e do comprometimento de nossos empregados, a Chesf atingiu o Índice de Favorabilidade de 67,6% na última Pesquisa de Clima Organizacional, mantendo a Companhia na segunda colocação entre todas as Empresas Eletrobras pelo terceiro ano consecutivo.

Acreditamos que esses são os primeiros passos para trilhar um caminho que vai criar a base sólida de uma empresa sustentável, eficiente e com elevada rentabilidade. Um novo caminho que a Chesf vai percorrer com a ajuda e a parceria de todos aqueles que nos fazem crescer cada dia mais.

Antônio Varejão
Presidente

Avalie este Relatório






(Não é necessário identificar-se)

topo